Grande parte dos ajustes nos aspectos mecânicos do teclado são reparados no processo de regulagem do piano. Como alinhamentos, jogos e folgas. Ainda podem ser trocados pinos de suporte e embuchamento (pequenos feltros) para um ajuste perfeito.

No aspecto visual, existem basicamente 3 opções:

– Clareamento do marfim
Pianos com as tradicionais teclas de marfim, possuem alto valor histórico e são bastante apreciados por sua originalidade. Porém trata-se de um material naturalmente mais amerelado e esta característica se acentua ao longo dos anos. Para não interferir nesta propriedade do material, o processo utilizado para restauração é a limpeza e polimento com produtos adequados que proporcionam um leve clareamento sem descaracteriza-lo.

– Pintura do teclado
Se a opção for por um teclado branco, a pintura é uma técnica que possui um bom custo benefício e acompanha a reforma visual do móvel, por exemplo.

– Troca da cobertura do teclado
Com exceção das teclas de marfim, os Pianos possuem uma cobertura plástica em suas teclas, quando estas se danificam ou procura-se readquirir o aspecto de novo. Recomenda-se a troca destas coberturas plásticas.

6 + 4 =